Sustentabilidade dos produtos Kaynã e o manejo adequado de resíduos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Continuaremos nossas publicações sobre sustentabilidade dando destaque agora ao manejo de resíduos na Fazenda Retiro Santo Antônio, onde são produzidos os produtos Kaynã.

Toda atividade produtiva gera resíduos que podem ser perigosos e/ou não perigosos e isso não é diferente por aqui. Para todo resíduo gerado existe algum impacto no ambiente e na qualidade de vida. Por isso, estamos sempre atentos aos resíduos no decorrer dos processos produtivos e na rotina dos moradores da Fazenda Retiro Santo Antônio, agindo de maneira consciente e responsável.

Temos um Programa Integrado de Resíduos implantado na fazenda com o objetivo de minimizar os impactos causados pelos resíduos. Para isso, os classificamos quanto à periculosidade e realizamos a destinação adequada de todos, na medida do possível.  

Dentre os principais tipos de resíduos gerados aqui na Fazenda podemos citar os resíduos agrícolas, domésticos e de manutenção de máquina e veículos. Além dos resíduos sólidos, há os resíduos líquidos (efluentes), que também recebem tratamento correto e destinação adequada.

Orientamos nossos colaboradores e moradores a adotarem práticas de separação e coleta seletiva do lixo doméstico. Para isso, identificamos os tambores com orientações sobre os itens que podem ser colocados em cada um.

Quanto aos resíduos recicláveis, os moradores são orientados a fazer a separação e esse material reciclável nós mesmos o transportamos até um dos pontos de recebimento de nosso município.

Os resíduos domésticos que não são recicláveis e não podem ser utilizados em compostagem são recolhidos pelos moradores, ensacados e colocados em tambores espalhados pela fazenda. Semanalmente são recolhidos pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim. Esse tipo de lixo é destinado ao aterro municipal. 

Para a disposição do resíduo orgânico, os moradores são orientados a oferecê-lo como alimento para as galinhas ou realizar compostagem. O composto obtido é utilizado na adubação orgânica de hortas, pomares e jardins domésticos.. Alguns exemplos de resíduos orgânicos utilizados para compostagem: restos de comidas, cascas e bagaços de frutas, restos de hortaliças, pó de café usado, pão, casca de ovo, etc.

Diferente de áreas urbanas, na zona rural não existe infra estrutura com rede de esgotos. E o manejo correto dos efluentes é necessário para evitar a contaminação do solo e da água. Para a destinação correta deste tipo de resíduo aqui na fazenda foi necessária a instalação de uma solução específica para cada caso, tais como: fossas sépticas para os efluentes de descarga de banheiros; caixas de gordura na saída de água das pias domésticas; sistema de captação de águas residuais da cocheira e da lavagem do café para utilização em fertirrigação das lavouras cafeeiras e das pastagens; caixa separadora de óleo para água de lavagem de veículos e implementos; reservatório para água de lavagem de EPIs. Toda essa estrutura e o manejo adequado fomos realizando no decorrer dos anos e assim evitamos a contaminação do ambiente.

A sequência de imagens mostra resumidamente a destinação dos principais resíduos gerados na Fazenda Retiro Santo Antônio, com foco na destinação adequada.

Esquema de destinação dos resíduos com origem na atividade agropecuária
Esquema de destinação dos resíduos domésticos
Esquema de destinação dos resíduos de operações de manutenção e limpeza de maquinário e veículos

Também como parte do Programa Integrado de Resíduos da Fazenda Retiro Santo Antônio, podemos destacar algumas medidas como: compostagem de resíduos domésticos orgânicos e de jardinagem; não realizar incineração de lixo; não realizar descarte indiscriminado de lixo; disposição de várias lixeiras por toda a propriedade, inclusive nas lavouras de café e estradas internas; orientação para que os funcionários, tanto fixos quanto temporários, colaborem com a limpeza do local; verificação se os tratamentos e uso final dos resíduos estão em conformidade com as exigências legais, quando realizada a transferência dos resíduos para terceiros.

De maneira consciente e responsável realizamos nossas atividades de produção respeitando as pessoas e a natureza.

Produtos Kaynã, consciência ambiental e qualidade de vida, parceria que deu certo!

2 Comments

    • Muito obrigado Nilva, trabalho de formiguinha, ao final de alguns anos já vai dando pra perceber os impactos, não é ? Em breve teremos novidades (Toca do Kaynã), e contamos com a sua presença por aqui.

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Sustentabilidade e biodiversidade dos produtos Kaynã

Continuando com o tema sustentabilidade e impactos positivos, não é de hoje que a Fazenda Retiro Santo Antônio, origem dos produtos Kaynã, adota ações que colaboram com a conservação e a preservação da biodiversidade local,

Nosso Kaynã Café no Sustainable Brands em San Diego (EUA)

Para fechar com chave de ouro a nossa viagem de prospecção para a Califórnia que participamos de 27/maio a 02/jun/2015 convidados pela APEX Brasil , através do projeto ICV Global, fomos até San Diego para participar do evento

Scroll to Top